Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Inflação dispara em março e cresce 0,92%

Apoio ao Comércio


 


O IPCA, índice de inflação oficial medido pelo IBGE, disparou em março e cresceu 0,92% na comparação com fevereiro. O valor foi acima da média esperada pelo mercado, que estimava um crescimento de 0,84% para o mês em questão, surpreendendo até mesmo os mais pessimistas em relação ao valor.


 


Os setores que mais puxaram o índice foram “Alimentação e Bebidas”, com alta de 1,92% (destacando os sub-itens “Batata Inglesa, que teve elevação de 35,05%, “Tomate” aumentou 32,85% e “Feijão Carioca” subiu 11,81%); “Transportes”, com crescimento de 1,38% (enfatizando o sub-item “passagens aéreas”, que foram reajustadas em março por causa do carnaval e aumentaram 26,49%) e “Despesas Pessoais”, com elevação de 0,79%. 


 


No acumulado do ano o índice chegou a 2,18%. Os itens “Educação”, “Alimentação e Bebidas” e “Despesas Pessoais” tiveram alta de 7,14%, 3,35% e 3,23%, respectivamente. Já o acumulado de 12 meses chegou ao valor de 6,15%, se aproximando do teto da meta de 6,5% a.a.. 


 


Esta proximidade do IPCA ao seu teto acendeu um alerta para o mercado e para o governo, que está preocupado com os efeitos da falta de chuva para a economia, tanto na agricultura como no setor elétrico, que acaba impactando nos preços de praticamente todos os outros setores. 


 


Outra preocupação do governo é o índice de dispersão da inflação, ou seja, a parcela dos itens que apresentaram alta, em relação ao total que compõe a cesta, mostrou que 71% dos itens tiveram elevação no valor, contra 64,3% no mês de fevereiro. Esta contaminação da economia com a inflação pode ser prejudicial para o controle da inflação, pois dificulta uma atuação mais objetiva por parte do governo.


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
9 de junho de 2026
Vendas para o Dia dos Namorados devem ganhar força nesta semana em Belo Horizonte

Pesquisa da CDL/BH apontou que seis em cada dez consumidores irão comprar o presente nos próximos …

Apoio ao Comércio
5 de junho de 2026
Dia dos Namorados deve movimentar comércio de BH com gasto médio de R$ 264 por presente 

Valor previsto pelos consumidores é 42% maior que em 2025; roupas, cosméticos e calçados lideram a …

Apoio ao Comércio
2 de junho de 2026
CDL/BH esclarece sobre funcionamento do comércio na capital mineira no feriado de Corpus Christi, 4 de junho

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informa que o comércio da capital mineira …

Apoio ao Comércio
1 de junho de 2026
Copa do Mundo deve movimentar consumo de alimentos, bebidas e itens temáticos em BH

Pesquisa da CDL/BH mostra que mais da metade dos consumidores pretende acompanhar os jogos. Comércio aposta …