Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Presidente da CNDL apresenta conquistas do Movimento Lojista

Apoio ao Comércio

 

Roque Pelizzaro esteve presente na reunião do Conselho Consultivo da CDL/BH
 
O presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pelizzaro, participou nesta quinta-feira, 27de março, da reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH. Pelizzaro apresentou algumas conquistas do Movimento Lojista Nacional.
 
Uma delas foi o avanço referente ao seguro-desemprego. Segundo Pelizzaro, atualmente, os empresários brasileiros vêm sofrendo com a grande rotatividade de empregados nas suas empresas, devido à facilidade de obter o seguro-desemprego para ampará-los e com a certeza que encontrarão novo trabalho depois disso. “Nós nos reunimos com o Ministro (da Previdência Social) Garibaldi Alves Filho, e sugerimos que as parcelas do seguro-desemprego aumentem ou diminuam em virtude das taxas de desemprego”, explicou o presidente. 
 
Ele disse que nos dias atuais a nossa taxa de emprego está no nível de pleno emprego, por isso não há argumento para manter
um auxílio que foi criado há décadas para uma situação de desemprego em massa. “O ministro adorou nossa ideia, que será analisada pela Previdência Social para ser colocada em prática”, argumentou.
 
Outra vitória importante foi quanto à mudança apresentada pela presidente Dilma Rousseff, em outubro do ano passado, referente a alterações no código de defesa do consumidor. Nessas alterações, os comerciantes seriam penalizados, pois teriam que fazer a troca imediata de produtos considerados essenciais, caso tivessem erro de fabricação. 
 
O presidente da CNDL disse que se reuniu com os ministros da Fazenda, Justiça e Indústria e Comércio em que foi questionado o que é produto essencial e o que não né. Ele acrescentou que se existe um erro de fabricação no produto, quem tem que fazer a troca do mesmo é a indústria. “Nós conseguimos reduzir esses produtos essenciais que eram mais de trezentos para seis, que são os remédios, celulares, micro computador, geladeira e fogão. Além disso, as novas regras definidas obrigarão a indústria e não o varejo a fazer a troca”, justificou.
 
Uma outra batalha que vem sendo travada também pela CNDL é quanto a possibilidade de haver vários feriados durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol. “A iniciativa privada não pode ser penalizada por isso. Imagina, por exemplo, a indústria com três turnos de trabalho, ter que ficar parada um dia inteiro”, argumentou Pelizzaro. Ele explicou que está buscando para o restante do país, assim como foi feito no Rio de Janeiro, onde foi regulamentado que o comércio pode abrir nos dias dos jogos.
 
O presidente da CDL/BH, Bruno Falci, encerrou a reunião do Conselho Consultivo agradecendo o empenho do presidente nacional. “A CNDL tem feito um belo trabalho, tivemos várias conquistas. Agradeço ao Roque Pelizzaro por nos dar sempre uma linha de pensamento a seguir”, concluiu Falci.
 
Bráulio Filgueiras
Comunicação CDL/BH
 
 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …