Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Vereador Joel Moreira desiste do Projeto de Lei que instalaria banheiros públicos em lojas

Apoio ao Comércio

O vereador Joel Moreira (PTC) participou na manhã desta quarta-feira, 09 de outubro, de uma reunião na sede da CDL/BH com a diretoria da Entidade e empresários de diversos segmentos. Durante o encontro, o vereador anunciou a suspensão do Projeto de Lei 298/13, de sua autoria, que obrigava a instalação de banheiros e bebedouros públicos em lojas comerciais da Capital com mais de 200 metros quadrados.

Moreira esclareceu que decidiu suspender o projeto depois do forte apelo da CDL/BH, em especial do presidente Bruno Falci, e diversos telefonemas e e-mails que recebeu expondo a inviabilidade do projeto. Alguns desses empecilhos foram citados também pelos diretores da Entidade, como a questão da segurança e o custo de instalação e manutenção desses espaços.  

 “Não é possível transferir para o setor privado as obrigações do Estado. O empresário já sofre com as elevadas cargas tributárias e não pode arcar com mais este ônus”, enfatizou o presidente Bruno Falci.

O vereador explicou que, quando elaborou o projeto, acreditava que seria do bom proveito para o comércio, já que poderia trazer mais clientes para as lojas. Porém, ele concordou com os vários pontos apresentados pelos empresários. “Dessa forma, resolvi acatar a sugestão da CDL/BH e suspender o projeto, já que muitas obrigações do Estado estão sendo passadas para o setor privado”, expôs.

Para o presidente Bruno Falci, esta é mais uma vitória para os lojistas da capital mineira. “A instalação de banheiros públicos é um direito do cidadão e um dever da Prefeitura”, disse.

Em substituição ao projeto suspenso, duas novas propostas foram apresentadas pelo vereador. Elas também tratam da instalação de sanitários públicos, dessa vez nas principais estações do BRT e nos estacionamentos subterrâneos do Município.

“Outras possibilidades que estão sendo estudadas tratam do abatimento no IPTU para o lojista que tiver interesse em instalar um sanitário público no seu estabelecimento e da exploração econômica dessa atividade pelo empresário”, explicou Joel Moreira.

 

Bráulio Filgueiras

Comunicação CDL/BH

 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …