CDL/BH patrocina as primeiras Varandas Urbanas

A CDL/BH e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) inauguraram no dia 25 de junho, na Rua dos Goitacazes, entre as Ruas Rio de Janeiro e Espírito Santo, a primeira Varanda Urbana de Belo Horizonte. O projeto realizado e patrocinado pela CDL/BH e Colchões Ortobom, tem o apoio da Loja Elétrica Ecobloc e Flora Mangabeiras. Uma segunda Varanda Urbana será instalada na Avenida Bandeirantes, 1.080, entre as Ruas Ribeiro Junqueira e Júlio Vidal.

De acordo com o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, esses locais foram escolhidos por serem regiões com grande fluxo de pedestres, além de ampla rede de lojas, bares e restaurantes.  “A Varanda Urbana tem como finalidade disponibilizar para a população um espaço de convivência como se fosse uma praça. Em ruas com grande movimento de pedestres e intenso comércio, ela proporciona uma melhoria no ambiente da região, tornando a experiência de compras em lojas de rua muito mais prazerosa”, explicou o presidente da CDL/BH. “Ela também deve ser abraçada pelos moradores da região se transformando em local para permanência e sociabilização das pessoas”, completou.

O custo de cada Varanda Urbana varia de acordo com o projeto escolhido para a região. A manutenção de cada uma delas é de responsabilidade da empresa que recebê-la em frente ao seu estabelecimento. O projeto das Varandas Urbanas foi feito pela CDL/BH. Empresas que quiserem “adotar” uma Varanda Urbana em frente ao seu estabelecimento devem entrar com a solicitação diretamente na Prefeitura de Belo Horizonte ou podem procurar a CDL/BH que os orientará no desenvolvimento dos projetos, estudo de viabilidade dentro dos requisitos da PBH e instalação.

Conceito – A Varanda Urbana, nada mais é que uma extensão temporária da calçada promovendo o uso do espaço público de forma democrática, permitindo à comunidade construir seu próprio espaço de convívio. Nestes espaços haverá melhora da paisagem urbana e eles se tornarão lugares melhores para se viver e conviver.

Como primeira Varanda Urbana a ser implantada na cidade de Belo Horizonte, a CDL/BH teve um cuidado especial para escolher seu tema. “Todos os materiais, cores e mobiliário foram escolhidos para que esta Varanda Urbana nos remeta às construções mineiras tradicionais, com o charme e o conforto dos casarios”, explicou a arquiteta da CDL/BH, Lourdes Maria Rodrigues. “Mesmo remetendo às antigas edificações mineiras ela também conta com materiais e práticas sustentáveis, que são temas importantes e sempre em pauta atualmente”, acrescentou.

Últimos dias para participar da campanha de Natal da CDL/BH que vai distribuir R$ 100 mil em prêmios
18/12/2018 - CDL na Mídia
Consumidor tem até 28 de dezembro para se cadastrar e concorrer a um carro e dez motos
Consumidores estão cautelosos na hora de ir nas compras-12h15