Portas abertas para o desenvolvimento

Eventos CDL/BH

Não há como negar que o país está passando por um período de instabilidade econômica. A elevação do custo de vida está corroendo o poder de compra dos consumidores. E os juros elevados estão dificultando o acesso das famílias ao crédito. Mas o comerciante não desanima. Ele arregaça as mangas e determinado, trabalha com otimismo visando boas expectativas para seus negócios. Pois como diz a música, quem sabe faz a hora e não espera acontecer.

Mas não é só a economia que gera impactos nos setores de comércio e serviços. Os problemas que permeiam a cidade também os afetam. Assim como o cidadão, os empresários também sentem na pele o peso dos impostos, que emperram o desenvolvimento dos seus negócios. A insegurança que ronda a cidade também assombra empresários, funcionários e afasta consumidores dos centros comerciais. Entre outros problemas estão a concorrência desleal com o comércio informal e os problemas da mobilidade urbana que dificultam o acesso às lojas e, retardam o progresso que tanto almejamos.

Mesmo tendo que enfrentar todos esses obstáculos diariamente, o comerciante não se deixa abalar. Pois ele acredita e trabalha para dias melhores. E assim ele abre as portas de suas lojas todos os dias com a certeza de que hoje será melhor que ontem. E para que isso aconteça, ele não poupa esforços. Afinal, uma das suas características mais importantes é a capacidade de resistir aos momentos mais turbulentos.

E sem a colaboração dos comerciantes, nenhum bairro, município, estado ou país pode crescer. Em Belo Horizonte a história não é diferente. Vocação natural da cidade, o comércio junto com o setor de serviços é responsável por mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) da capital. Aqui existem quase 70 mil empresas dos segmentos na capital, que empregam mais de 1,1 milhão de pessoas. Em Minas Gerais, o número de trabalhadores ultrapassa os 3,5 milhões. E conforme dados do Ministério do Trabalho, em âmbito nacional, os setores respondem por mais de 36 milhões de postos de trabalho.

Há 56 anos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) se orgulha em fazer parte da história dos setores de comércio e serviços de Belo Horizonte. Para homenagear esses empresários, que são sinônimos de desenvolvimento, a entidade, promove neste ano a segunda edição da “Medalha 16 de Julho”.

A homenagem que marca as comemorações do Dia do Comerciante, celebrado no dia 16 de Julho, será entregue a 27 empresários das nove regionais da capital, escolhidos por votação de empresários da região, que se destacaram por sua perseverança, inovação e liderança. Para a definição dessas categorias, a CDL/BH levou em consideração características essenciais para um bom comerciante. Pois sabemos que só quem tem perseverança consegue resistir às mais diversas dificuldades. Somente quem lança mão da inovação vence desafios com criatividade. E apenas aquele empresário que exerce com sua liderança seu ofício, é capaz de motivar outros comerciantes na busca por um comércio cada dia melhor e mais forte.

Bruno Falci
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)

Homenagem aos comerciantes
19/07/2018 - CDL na Mídia
Pesquisa da CDL-BH aponta que entre os consumidores inadimplentes, os idosos representam a maior fatia
19/07/2018 -
Leia as principais notícias desta quinta-feira, 19 de julho.
27 comerciantes das nove regionais de BH são homenageados pela CDL/BH
19/07/2018 - Eventos CDL/BH
A CDL/BH realizou, no último dia 18 de julho, evento em homenagem ao Dia do Comerciante. A solenidade ocorreu no Centro Cultural Minas Tênis Clube, Bairro de Lourdes, com a participação de mais de 400 convidados. Foram homenageados 27 empresários das nove regionais da cidade, selecionados por lojistas da própria região, com a "Medalha 16 de Julho".

Jovens Aprendizes o elo entre os jovens em busca da primeira experiência profissional e empresas socialmente responsáveis.
CDL Saúde Motive sua equipe cuidando de um dos bens mais preciosos da vida, a sua saúde
Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.