Governo anuncia investimento de R$ 130 bilhões em projetos de habitação, infraestrutura e energia

Economia

Com a melhora do ambiente econômico por meio da queda da inflação, taxa de juros e crescimento do PIB no 2º trimestre deste ano, o governo federal visando aquecer ainda mais a economia interna, lançou o Programa Avançar, que vai substituir o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Avançar terá R$ 130,97 bilhões em investimentos em infraestrutura (recuperação e retomada de ações em ferrovias, hidrovias, estradas, portos) na área de esportes, cultura, saúde, educação, entre outras.

A retomada de investimento por parte do governo federal vem em um momento em que a economia interna está precisando de incentivos para voltar a crescer de forma robusta, sustentável, que seja capaz de aumentar a competitividade e os investimentos produtivos, e consequentemente, acelere a geração de emprego e renda no país.

A decisão de realizar investimentos em infraestrutura tem impacto indireto em toda cadeia produtiva, pois melhora o desenvolvimento urbano e cria empregos. O aumento na oferta de postos de trabalho amplia a capacidade de consumo das famílias, impactando positivamente nas receitas do varejo, que aumenta seu volume de encomendas à indústria e consequentemente amplia a arrecadação pública que pode contribuir para minimizar o déficit, e assim chegarmos ao ciclo virtuoso de crescimento.

Em suma, neste atual momento, o governo precisa manter o ambiente macroeconômico saudável, com a inflação controlada, continuar baixando os juros e aprovar as reformas necessárias, para garantir o crescimento da atividade econômica evitando que problemas políticos ameacem esta retomada ainda frágil da economia.

Fonte: Economia Pesquisa – CDL/BH

Horário de funcionamento dos bancos no final de 2018
14/12/2018 - Legislação e Justiça
A CDL/BH informa aos seus associados, que os bancos funcionarão para atendimento ao público somente até o dia 28 de dezembro de 2018, retornando ao atendimento normal no dia 2 de janeiro de 2019.
Vendas do comércio da capital crescem 3.35%
14/12/2018 - CDL na Mídia
Leia as principais notícias desta sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
A revisão da relação emoção-valor para o consumidor
13/12/2018 - Economia
O consumidor brasileiro redefiniu a relação emoção e valor no seu comportamento como resultado de suas experiências e vivências recentes.

Garantia de Cheques A análise de crédito mais completa do mercado para você vender com segurança
Score Saiba qual a probabilidade do consumidor tornar-se inadimplente nos próximos 3 ou 12 meses.
Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.