Governo anuncia investimento de R$ 130 bilhões em projetos de habitação, infraestrutura e energia

Economia

Com a melhora do ambiente econômico por meio da queda da inflação, taxa de juros e crescimento do PIB no 2º trimestre deste ano, o governo federal visando aquecer ainda mais a economia interna, lançou o Programa Avançar, que vai substituir o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Avançar terá R$ 130,97 bilhões em investimentos em infraestrutura (recuperação e retomada de ações em ferrovias, hidrovias, estradas, portos) na área de esportes, cultura, saúde, educação, entre outras.

A retomada de investimento por parte do governo federal vem em um momento em que a economia interna está precisando de incentivos para voltar a crescer de forma robusta, sustentável, que seja capaz de aumentar a competitividade e os investimentos produtivos, e consequentemente, acelere a geração de emprego e renda no país.

A decisão de realizar investimentos em infraestrutura tem impacto indireto em toda cadeia produtiva, pois melhora o desenvolvimento urbano e cria empregos. O aumento na oferta de postos de trabalho amplia a capacidade de consumo das famílias, impactando positivamente nas receitas do varejo, que aumenta seu volume de encomendas à indústria e consequentemente amplia a arrecadação pública que pode contribuir para minimizar o déficit, e assim chegarmos ao ciclo virtuoso de crescimento.

Em suma, neste atual momento, o governo precisa manter o ambiente macroeconômico saudável, com a inflação controlada, continuar baixando os juros e aprovar as reformas necessárias, para garantir o crescimento da atividade econômica evitando que problemas políticos ameacem esta retomada ainda frágil da economia.

Fonte: Economia Pesquisa – CDL/BH

Varejo Inteligente
21/09/2018 -
Leia as principais notícias desta sexta-feira, 21 de setembro.
O número de belo-horizontinos com dívidas atrasadas aumentou 0,66%
20/09/2018 -
Leia as principais notícias desta quinta-feira, 20 de setembro.
Inscrições prorrogadas para a 7ª edição do Prêmio CDL-BH de Jornalismo
19/09/2018 -
Leia as principais notícias desta quarta-feira, 19 de setembro.

CDL Saúde Motive sua equipe cuidando de um dos bens mais preciosos da vida, a sua saúde
Compra de Mailing São listas personalizadas e segmentadas de acordo com perfil desejado para suas campanhas de marketing e outras finalidades
Score Saiba qual a probabilidade do consumidor tornar-se inadimplente nos próximos 3 ou 12 meses.