Decifrando o consumidor para alavancar Vendas e Margem

Estamos passando por um período particular e único de transformação dos consumidores. A tecnologia trouxe mudanças com profundidades que não conseguimos medir ainda. Para aumentar a complexidade, no Brasil, estamos passamos pela maior crise ética e política da história, somado a tudo isso, nada muda tanto o comportamento do consumidor como uma crise econômica.

Todas essas mudanças geram o que chamamos de MUDANÇAS SÍSMICAS, pois ninguém consegue ficar imune a elas. Certamente um dos grandes marcos dessa nova fase é o nascimento do consumidor cidadão empoderado, muito mais consciente dos seus deveres e direitos, consumidor esse que demanda valor das empresas, se comunica e se expressa em tempo real, que valoriza a opinião dos outros consumidores – e cada vez menos a propaganda – e não admite comunicação vazia das empresas sem autenticidade.

CUSTOMER CENTRICITY

Customer centricity é colocar o consumidor no centro de tudo, criando um sistema compartilhado de valores e comportamentos que permite com que seus funcionários entreguem uma experiência excepcional aos clientes, onde a experiência do consumidor nada mais é do que o reflexo da cultura e dos processos das empresas.

O ponto é que poucas empresas conseguem fugir da armadilha de focar no produto (Product Centricity) ou ficam presas na sua própria estrutura organizacional (Organizational Centricity). É impossível atender às demandas do consumidor quando uma tomada de decisão tem que ser aprovada por 10 frentes diferentes de um organograma.

COMO SER CUSTOMER CENTRIC?

Tornar-se uma empresa Customer Centric não é trivial. É necessário mudar a cultura, o modelo mental, os processos e a estrutura da empresa. Pode-se elencar 6 pilares para serem seguidos para contribuir nesse processo de mudança:

Pilar 1 – Liderança focada no cliente: esse é o mais óbvio, porém, o mais difícil de todos os pilares. É preciso ter uma liderança engajada e inspiradora para se tornar Customer Centric.

Pilar 2 – Entender de fato o consumidor: é preciso entender os fatores-chave que são relevantes para o cliente. Não são raras as vezes que encontramos empresas que esquecem (ou nem sabem) o que realmente entrega valor para o cliente. Esses fatores-chave devem ser a obsessão da empresa e todas as suas ações pautadas por esses vetores.

Pilar 3 – Desenhar a experiência: uma vez que entendemos o que realmente é relevante para o cliente, fica fácil e quase óbvio desenhar a experiência do consumidor baseada nesses fatores.

Pilar 4 – Empoderar a linha de frente: não basta desenhar uma experiência se o time que irá interagir com o cliente não estiver treinado e empoderado para entregá-la.

Pilar 5 – Métricas que importam: medir e cobrar métricas que refletem os fatores do Pilar 2, que geram relevância para o cliente.

Pilar 6 – Feedback e ação imediata: medir sempre, agir rapidamente e melhorar incessantemente.

Fonte: Marcos Gouvêa de Souza - Mercado&Consumo

Publicada medida provisória que altera a reforma trabalhista
17/11/2017 - Legislação e Justiça
Medida Provisória nº 808/2017 altera algumas disposições trazidas pela Reforma Trabalhista
Reaberto o prazo para parcelamento do ICMS de Minas Gerais
17/11/2017 - Legislação e Justiça
pedido de parcelamento poderá ser feito no período de 13 de novembro, até 15 de dezembro de 2017
Lojistas de BH pensam em contratos temporárias de trabalho com a chegada do fim de ano
17/11/2017 -
Leia as principais notícias desta sexta-feira, 17 de novembro
Pesquisa da CDL/BH revela que contratações devem chegar a uma taxa de 52%
16/11/2017 -
Confira as principais notícias desta quinta-feira, 16 de novembro

Assistência ao Consumidor Assessoria gratuita nas relações entre consumidor e lojista
Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.