Inadimplência do consumidor cresce 3,54% em abril, a sétima alta seguida

O volume de brasileiros com contas em atraso e registrados nos cadastros de devedores voltou a apresentar alta no último mês de abril. Segundo dados apurados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), houve um crescimento de 3,54% na quantidade de inadimplentes na comparação entre abril deste ano com o mesmo mês do ano passado, o que configura a sétima alta consecutiva na série histórica do indicador. Na comparação mensal, ou seja, na passagem de março para abril, sem ajuste sazonal, o indicador apresentou estabilidade, com uma variação de 0,04%.

Dados detalhados do indicador mostram que o crescimento da inadimplência nacional foi puxado pela região Sudeste, cuja alta foi de 8,56% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse crescimento se deve à revogação de uma lei no Estado de São Paulo, que limitava o processo de registro de inadimplência. Com a derrubada da lei, muitos dos atrasos que estavam represados e acumulados foram inseridos na base de devedores de forma abrupta.
Na demais regiões, também foram observadas altas na quantidade de inadimplentes, mas de forma mais modesta: crescimento de 3,63% no Centro-Oeste, 3,37% no Nordeste, 3,34% no Norte e 1,86% no Sul.

Fonte SPC

Comércio continua reagindo e registra aumento de 5,53% nas vendas no mês de novembro
23/01/2019 - Indicadores CDL/BH
Redução da taxa de juros e queda da inflação, aliados ao consumo durante a Black Friday, garantiram o crescimento
Consumidores sorteados na promoção Natal de Prêmios da CDL/BH começam 2019 com veículos zero-quilômetro na garagem
22/01/2019 - Eventos CDL/BH
Os vendedores que entregaram os cupons sorteados também serão contemplados com vales-compra de R$ 500 cada. A entrega dos 22 prêmios será realizada quinta-feira, 24, às 12h na sede da CDL/BH
PIB tem avanço de 0,3% no trimestre encerrado em novembro
22/01/2019 -
Leia as principais notícias desta terça-feira, 22 de janeiro.
Entrevista - Pedro Englert: O cliente não admite mais conservadorismo
21/01/2019 -
Leia as principais notícias desta segunda-feira, 21 de janeiro.

Registro de Inadimplência Uma rede formada por mais de 1 milhão de empresas em todo o país recuperando o crédito para você
Score Saiba qual a probabilidade do consumidor tornar-se inadimplente nos próximos 3 ou 12 meses.