Portas abertas para o desenvolvimento

Eventos CDL/BH

Não há como negar que o país está passando por um período de instabilidade econômica. A elevação do custo de vida está corroendo o poder de compra dos consumidores. E os juros elevados estão dificultando o acesso das famílias ao crédito. Mas o comerciante não desanima. Ele arregaça as mangas e determinado, trabalha com otimismo visando boas expectativas para seus negócios. Pois como diz a música, quem sabe faz a hora e não espera acontecer.

Mas não é só a economia que gera impactos nos setores de comércio e serviços. Os problemas que permeiam a cidade também os afetam. Assim como o cidadão, os empresários também sentem na pele o peso dos impostos, que emperram o desenvolvimento dos seus negócios. A insegurança que ronda a cidade também assombra empresários, funcionários e afasta consumidores dos centros comerciais. Entre outros problemas estão a concorrência desleal com o comércio informal e os problemas da mobilidade urbana que dificultam o acesso às lojas e, retardam o progresso que tanto almejamos.

Mesmo tendo que enfrentar todos esses obstáculos diariamente, o comerciante não se deixa abalar. Pois ele acredita e trabalha para dias melhores. E assim ele abre as portas de suas lojas todos os dias com a certeza de que hoje será melhor que ontem. E para que isso aconteça, ele não poupa esforços. Afinal, uma das suas características mais importantes é a capacidade de resistir aos momentos mais turbulentos.

E sem a colaboração dos comerciantes, nenhum bairro, município, estado ou país pode crescer. Em Belo Horizonte a história não é diferente. Vocação natural da cidade, o comércio junto com o setor de serviços é responsável por mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) da capital. Aqui existem quase 70 mil empresas dos segmentos na capital, que empregam mais de 1,1 milhão de pessoas. Em Minas Gerais, o número de trabalhadores ultrapassa os 3,5 milhões. E conforme dados do Ministério do Trabalho, em âmbito nacional, os setores respondem por mais de 36 milhões de postos de trabalho.

Há 56 anos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) se orgulha em fazer parte da história dos setores de comércio e serviços de Belo Horizonte. Para homenagear esses empresários, que são sinônimos de desenvolvimento, a entidade, promove neste ano a segunda edição da “Medalha 16 de Julho”.

A homenagem que marca as comemorações do Dia do Comerciante, celebrado no dia 16 de Julho, será entregue a 27 empresários das nove regionais da capital, escolhidos por votação de empresários da região, que se destacaram por sua perseverança, inovação e liderança. Para a definição dessas categorias, a CDL/BH levou em consideração características essenciais para um bom comerciante. Pois sabemos que só quem tem perseverança consegue resistir às mais diversas dificuldades. Somente quem lança mão da inovação vence desafios com criatividade. E apenas aquele empresário que exerce com sua liderança seu ofício, é capaz de motivar outros comerciantes na busca por um comércio cada dia melhor e mais forte.

Bruno Falci
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)

Levantamento mostra que número de inadimplentes em BH cresceu
23/04/2019 -
Leia as principais notícias desta terça-feira, 23 de abril.
Dia das Mães deve ser o melhor dos últimos sete anos para o comércio
23/04/2019 - CDL na Mídia
A expectativa é de crescimento de 2,43% no mês de maio, e que R$ 2,18 bilhões sejam injetados na economia da capital
Omni franchising, o próximo passo para as redes de franquia
23/04/2019 - Apoio ao Comércio
Ela mexe com todos os processos da companhia como operações, logística e distribuição, estratégia comercial, eficiência tributária, compras e abastecimento, tecnologia e, principalmente, uma transformação profunda na cultura da empresa que passa a ser centrada na geração da melhor experiência possível para o consumidor final.
Só 8% dos brasileiros conseguiram poupar para investir no ano passado
22/04/2019 -
Leia as principais notícias desta segunda-feira 22 de abril.

Cliente Espião Saiba qual a percepção os clientes têm da sua loja
Score de Recuperação Saiba qual a probabilidade de seus clientes inadimplentes pagarem a dívida
CDL Saúde Motive sua equipe cuidando de um dos bens mais preciosos da vida, a sua saúde