Opinião do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva


O Comitê de Política Monetária do Banco do Central (Copom) decidiu nesta quarta-feira, 19, pela manutenção da taxa de juros em 6,5%, pela décima vez seguida. Esta decisão já era esperada pelo mercado, pois diante da lenta retomada da economia, o Banco Central tem optado por manter os juros no mesmo patamar.  

Para os setores de comércio e serviços e toda a cadeia produtiva, é muito importante que os juros, assim como outros indicadores macroeconômicos, permaneçam em patamares mais baixos, criando assim, um ambiente favorável para expansão dos negócios. Por isso, apesar de estar no menor patamar desde que foi criada, em 1996, a taxa atual da Selic não é a ideal para o segmento. Para o varejo, a continuidade da queda na taxa de juros é um fator primordial para fomentar o crédito e o consumo, bem como alavancar a atividade econômica.

A manutenção dos juros em 6,5% pela décima vez, dentro de um contexto econômico que não é dos melhores e com o País ainda com uma alta taxa de desemprego, pode desacelerar ainda mais a melhora deste quadro. Entendemos que ao reduzir a taxa Selic, o crescimento econômico seria incentivado, pois os investimentos são estimulados, e é isso que precisamos para conseguir aquecer o mercado de trabalho e voltar para o caminho do desenvolvimento.

Esperamos que nas próximas reuniões do Copom seja considerada uma nova redução dos juros. Nossa expectativa também é que o novo governo crie um ambiente interno propício para atração de investimentos produtivos para o País, que gerem emprego e renda. Além disso, é imprescindível que o Governo Federal avance em sua agenda de reformas, em especial neste momento, a da Previdência e a Tributária, que são fundamentais para fomentar o crescimento de forma sustentável em longo prazo do País.

Notícias Recentes

Análise do presidente da CDL/BH sobre o primeiro dia de funcionamento do comércio está entre os destaques do clipping de hoje
07/08/2020 - CDL na Mídia
Leia as principais notícias desta sexta-feira, 07 de agosto
CDL/BH luta para legalizar MP que permite emitir Certificação Digital por videoconferência
07/08/2020 - Apoio ao Comércio
MP autoriza a emissão ou revalidação de certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras ? ICP Brasil, por meio de videoconferência.

Notícias mais Populares

Vistas
Recomendadas
Compartilhadas

Seja um Associado »

Nossos Produtos

Registro de Inadimplência Uma rede formada por mais de 1 milhão de empresas em todo o país recuperando o crédito para você
Garantia de Cheques A análise de crédito mais completa do mercado para você vender com segurança
Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.

... Carregando...