Governo Federal prorroga prazos de parcelamento e de opção pelo Simples Nacional

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou nesta sexta-feira, 15, a Resolução CGSN nº 155 estabelecendo a prorrogação do prazo para pagamento das parcelas dos parcelamentos administrados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), dos tributos apurados no âmbito do Simples Nacional, incluindo o Microempreendedor Individual (MEI).

O pagamento poderá ser realizado até:
  • agosto de 2020, para as parcelas com vencimento em maio de 2020;
  • outubro de 2020, para as parcelas com vencimento em junho de 2020; e
  • de dezembro de 2020, para as parcelas com vencimento em julho de 2020.
O Governo também autorizou as microempresas e empresas de pequeno porte inscritas no CNPJ durante o ano de 2020 a formalizarem a opção pelo Simples Nacional, na condição de empresas em início de atividade, no prazo de 30 dias contado do último deferimento de inscrição, seja ela a municipal ou, caso exigível, a estadual, desde que não ultrapasse 180 dias da data de abertura constante no CNPJ. Antes da edição da Resolução 155, esse prazo não poderia ultrapassar 60 dias da abertura do CNPJ.

Sua empresa pretende optar pelo simples nacional? Fique atento ao prazo de solicitação
21/01/2021 - Legislação e Justiça
Para as empresas já em atividade, a solicitação de opção pelo Simples Nacional poderá ser feita até 29/01/2021, retroagindo seus efeitos a 01/01/2021.
CDL/BH se reúne com Sebrae Nacional em Brasília para tentar adiamento do Simples Nacional
20/01/2021 -
Entidades estiveram juntas nesta terça-feira, 19, para buscar atenção do governo federal e também traçar programas de auxílio ao micro e pequeno empreendedor

Score Saiba qual a probabilidade do consumidor tornar-se inadimplente nos próximos 3 ou 12 meses.
Consultas Confirme os dados cadastrais e a análise de crédito de consumidores, empresas e grupos econômicos de todo o país
Score de Recuperação Saiba qual a probabilidade de seus clientes inadimplentes pagarem a dívida