Entre os meses de julho e setembro, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), voltou sua atenção para os motociclistas da capital. Por meio da campanha ‘Ande Seguro’, a entidade realizou dez paradas educativas nos principais corredores de Belo Horizonte onde os motociclistas receberam kits de higienização e orientações para proteção e prevenção à Covid-19, antenas corta cerol, além de avaliar os veículos e equipamentos de segurança. Foram realizados 75 testes de limpeza rápida para detecção de Coronavírus, distribuídos 1.990 kits de higiene e lanche, 1.110 antenas instaladas e 50 luvas.
Entre os dias 13 de julho e 29 de setembro, quase dois mil motociclistas foram abordados na ação. Deste total, 96% eram homens e 4 % mulheres. Foi constatado que, devido à pandemia de Covid-19, houve uma diminuição de mulheres pilotando e um aumento de pessoas com idade entre 18 e 40 anos. A maioria dos motociclistas abordados (45%) são motofretistas e rodam mais de 100 quilômetros por dia.
Na pesquisa realizada, 53% dos entrevistados afirmaram que já se acidentaram e 50% foram afastados do trabalho entre 2 a 6 meses. Em agosto, 427 motociclistas foram atendidos no Hospital de Pronto Socorro João XXIII. Em setembro o hospital atendeu 411 pessoas vítimas de acidente com moto. Em relação ao acesso a planos de saúde, 60% afirmaram não possuir. Muitos alegaram que, em função da pandemia, precisaram cortar o item de seu orçamento.
Segurança
Ao longo da campanha, foram realizadas avaliações das condições de funcionamento das motos. Em relação aos equipamentos de segurança foi constatado que 83% dos capacetes estão em bom estado. 53% dos calçados apresentaram melhora, seguindo a crescente dos anos anteriores. As jaquetas também cresceram no percentual de bom e razoável. Entretanto, em dias quentes, o uso diminui consideravelmente. O estado de conservação das luvas foi o que apresentou pior resultado: 87% dos pares avaliados estavam em situação ruim. Em comparação aos anos anteriores, o número de motociclistas utilizando o item aumentou, contudo, na contagem geral de pessoas que usam o meio de transporte, a adesão ainda é pequena, especialmente nos dias de temperaturas elevadas.
No que se refere à segurança direta das motos, como sistema de freio, relação e pneu, a campanha constatou que 80% das motocicletas estão em bom estado de conservação. Observou-se também uma melhora gradual, pois, no início da campanha, somente 35% das motos avaliadas estavam em bom estado.
De acordo com o presidente em exercício da CDL/BH, José Angelo de Melo, neste ano o principal objetivo da campanha foi conscientizar e informar os motociclistas, especialmente os motofretistas, em relação às normas de vigilância sanitária necessárias em combate a Coronavírus. “Os motofretistas são peças fundamentais no funcionamento e na logística do comércio da cidade. Neste período de pandemia que estamos atravessando eles se tornaram ainda mais essenciais. Por isso, a necessidade de atenção e cuidado com esses profissionais”, avalia.
A campanha, realizada pela CDL/BH e organizada pela Production Eventos tem patrocínio da X11, copatrocínio da Hanbai Motos, By Moto, O2BH Yamaha, Centerlab e Eco Diagnóstica, além do apoio do Detran- MG, DER, Fhemig, Guarda Municipal e Rádio CDL FM.